Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Anistia lança livro sobre a Vala de Perus

    há 12 anos

    A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e o Instituto Macuco lançam nesta terça-feira (4/10) o livro Vala Clandestina de Perus Desaparecidos políticos: um capítulo não encerrado da história brasileira. A vala clandestina fica localizada no Cemitério Dom Bosco em Perus, na capital São Paulo, onde foram enterrados mais de mil corpos, incluindo de presos e desaparecidos políticos.

    O lançamento da publicação é resultado de um projeto do Instituto Macuco selecionado pela segunda chamada pública do projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça divulgada em 2011.

    A obra com 200 páginas e fotos coloridas reúne textos da ex-prefeita Luiza Erundina, que governava São Paulo à época da descoberta da Vala de Perus; do vereador Ítalo Cardoso e da ex-vereadoraTereza Lajolo, que fizeram parte da CPI da Câmara Municipal de São Paulo que investigou o caso (setembro de 1990 a maio de 1991); de Ivan Seixas, Maria Amélia Teles e Suzana Lisboa, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, além de Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia. Na década de 1990, a CPI do legislativo paulistano ouviu vítimas e cúmplices do regime, localizou corpos, e um centro de tortura até então desconhecido.

    Junto ao lançamento da publicação, haverá exposição com fotos históricas registradas pelo fotógrafo Marcelo Vigneron durante a abertura da Vala de Perus. A exposição reúne ainda imagens encontradas em diversos arquivos de familiares de presos e desaparecidos políticos.

    Marcas da Memória A iniciativa da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça seleciona projetos de preservação, divulgação e formação da memória da Anistia Política e do processo de Justiça de Transição no Brasil. Este ano, a III Chamada Pública do Marcas da Memória oferecerá apoio financeiro de R$ 30 mil a R$ 600 mil para os projetos selecionados, que foram enviados entre maio e junho passado.

    • Publicações7213
    • Seguidores624118
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-anistia-lanca-livro-sobre-a-vala-de-perus/100049212

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)