Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Anistia lança livro sobre a Operação Condor

    há 11 anos

    Nesta quarta-feira, dia 24 de abril, a Comissão de Anistia lança em Porto Alegre o livro Memórias da resistência e da solidariedade - o Movimento de Justiça e Direitos Humanos contra as ditaduras do Cone Sul e sua conexão repressiva. A publicação trata da Operação Condor, uma aliança político-militar entre os vários regimes militares da América do Sul - Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai - criada com o objetivo de coordenar a repressão a opositores dessas ditaduras nos seis países do Cone Sul.

    O livro é resultado do trabalho da ONG Arquivistas Sem Fronteiras com apoio do Movimento de Justiça e Direitos Humanos e financiamento do projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia. A publicação reúne depoimentos que retratam o contexto político e social de um importante momento da história brasileira. Foram realizadas entrevistas em países-alvo da Operação Condor e os textos dão voz aos atingidos pelos atos de exceção.

    Antes do lançamento do livro haverá uma mesa às 14h com depoimentos de pessoas que foram atingidas pela Operação Condor ou faziam parte da rede de solidariedade dos países atingidos. Está programada a presença de Adelina de Alaye (mães da Praça de Mayo), Lilian Celiberti (militante dos direitos humanos - Uruguai) e Omar Ferri (advogado e escritor).

    Na seqüência, às 16h, haverá uma apresentação do projeto Marcas da Memória feita pelo presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão e com a presença do Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.

    Serviço: Lançamento do livro Memórias da resistência e da solidariedade Local: FABICO - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS Rua Ramiro Barcelos 2705, auditório 1 Horário: 14h

    • Publicações7213
    • Seguidores624110
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-anistia-lanca-livro-sobre-a-operacao-condor/100472547

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)