Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MJ lança série de publicações do projeto Pensando o Direito

    há 14 anos

    Brasília, 16/12/09 (MJ) - A Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL) lança nesta quinta-feira (17) uma série de 20 publicações do projeto Pensando o Direito. Criado em 2007, o programa é o maior financiador de pesquisas coletivas na área do Direito no Brasil.

    O principal objetivo do Pensando o Direito, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), aproximar a academia do processo legislativo, a fim fomentar o debate no Congresso Nacional. As conclusões são utilizadas na qualificação da elaboração normativa e nos posicionamentos defendidos no parlamento em matérias relacionadas ao Ministério da Justiça.

    A SAL produz anualmente uma média de 500 pareceres. Os estudos do Pensando o Direito também ajudam nas decisões do presidente da República sobre veto ou sanção a projetos de lei. As pesquisas são feitas por escolas de Direito de todo o País e as instituições selecionadas recebem um incentivo de R$ 80 mil.

    Na avaliação do secretário de Assuntos Legislativos, Pedro Abramovay, o projeto tem o importante papel de incentivar a academia a olhar para o processo legislativo. Queremos que possam considerá-lo um objeto de estudo importante, de modo a produzir conhecimento que possa ser usado para influenciar as decisões do Congresso, democratizando por conseqüência o debate feito no parlamento brasileiro, destaca Abramovay.

    O evento de lançamento será nesta quinta-feira (17), às 9h30, no auditório Tancredo Neves, no Ministério da Justiça, em Brasília. Além do secretário de Assuntos Legislativos do MJ, participam representantes do PNUD, da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os estudos estão disponíveis na página do Ministério da Justiça: www.mj.gov.br/sal

    Pesquisas publicadas e que serão lançadas nesta quinta-feira:

    Reforma Política e Direito EleitoralEstatuto dos Povos IndígenasPena MínimaEstado Democrático de Direito e Terceiro SetorObservatório do JudiciárioSeparação de Poderes Vício de IniciativaFederalismo no Brasil: limites da competência legislativa e administrativaBalanço do Código de Defesa do Consumidor e o necessário diálogo das fontes na perspectiva de consolidação normativa do direito do consumidorIgualdade de Direitos entre Mulheres e HomensAs Resoluções do Conama no âmbito do estado socioambiental brasileiroTemas de Direito UrbanísticoGrupos de Interesse (Lobby) Conflitos coletivos sobre a posse e a propriedade de bens imóveis

    Para acessar todas as pesquisas, clique aqui

    .

    • Publicações7213
    • Seguidores624120
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mj-lanca-serie-de-publicacoes-do-projeto-pensando-o-direito/2038447

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)