Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Anistia lança convocação especial para projetos de sistematização de informações

    Projeto terá como objetivo consolidar dados referentes a até 15 mil requerimentos, agregando inteligência à tramitação e à análise de processos

    há 9 anos

    Brasília 17/08/2015 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17) a Convocação Especial nº 1 de 2015, que selecionará projeto de pesquisa para sistematizar informações referentes a até 15 mil processos de anistia que tramitam na comissão.

    Aberta a faculdades e universidades públicas e privadas, centros e fundações de apoio e amparo à pesquisa e entidades não-governamentais, a convocação é a primeira a instituições ser realizada no âmbito do Laboratório de Tecnologia para Pesquisa em Memória e Direitos Humanos (LAB-MDHCA) – que foi lançado pela Comissão na sexta-feira em Brasília.

    “Na prática, o projeto tanto permitirá uma maior compreensão do perfil das pessoas que tiveram seus direitos violados pela Ditadura Civil-Militar quanto dará mais agilidade ao próprio processo de tramitação e análise de requerimentos”, explica o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão. “É uma importante ferramenta que alia pesquisa em direitos humanos à própria gestão da política pública.”

    Estudo – Além da categorização, classificação minuciosa e tabulação de até 15 mil processos atualmente sob análise, a Convocação prevê a realização de um estudo amostral dos cerca de 60 mil requerimentos já analisados e de auditorias de informações cadastrais.

    A Convocação aceitará propostas até 15 de setembro e prevê um apoio financeiro por carta acordo de até R$ 320 mil à instituição que for selecionada para realizar a pesquisa. O contrato será firmado no âmbito do projeto de cooperação internacional BRA 08/021, executado em parceira com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

    As propostas serão avaliadas por um comitê independente com base na estratégia metodológica apresentada; na titulação do Coordenador; na experiência dos supervisores da equipe; e na experiência da instituição proponente em memória e Direitos Humanos, bem como na experiência da instituição proponente com a sistematização de informações e com memória e direitos humanos.

    Equipamentos – O LAB-MDHCA é composto de três computadores de alta capacidade, além de softwares como o Data Explorer, instrumento de busca; o Microstrategy, que permite a mineração de dados para consolidar bases sobre temas específicos; o Statistical Analysis System, programa de análise estatística; e o IBM-I2, que investiga vínculos entre pessoas, organizações ou fatos.

    Os equipamentos serão colocados à disposição de instituições de pesquisa para facilitar investigações referentes aos 74 mil processos de anistia já apresentados à Comissão – entre outros temas de direitos humanos que poderão ser pesquisados. Além disso, o laboratório realizará pesquisas sobre temas relacionados à memória e verdade.

    Comissão – Criada em 2001 para reparar violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, a Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Justiça e composta por 25 conselheiros, a maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários. Até janeiro de 2015, a Comissão havia declarado mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

    Serviço: Publicação de Convocação Especial para a sistematização de informações cadastrais da Comissão de Anistia.

    Propostas até 15 de Setembro

    Aberta a faculdades e universidades públicas e privadas, centros e fundações de apoio e amparo à pesquisa e entidades não-governamentais

    Acesse a Convocação Especial.

    Acesse o extrato do Diário Oficial da União.

    Ministério da Justiça

    Curta facebook.com/JusticaGovBr

    www.justiça.gov.br

    imprensa@mj.gov.br

    (61) 2025-3135/3315

    • Publicações7213
    • Seguidores624110
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-anistia-lanca-convocacao-especial-para-projetos-de-sistematizacao-de-informacoes/220328684

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)