Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Depen se reúne com comitê criado para discutir situação de Pedrinhas

    Rebelião entre facções em 2014 resultou na morte de 61 pessoas no presídio maranhense

    há 9 anos

    Brasília, 3/9/15 - A diretora de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Valdirene Daufemback, reuniu-se quarta-feira (2) em São Luís, no Maranhão, com autoridades do governo estadual, para avaliar as ações que o Estado vem tomando desde a eclosão da crise no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no final de 2013 e início de 2014. Na época, uma onda de rebeliões e disputas entre facções criminosas resultou na morte de 61 pessoas no presídio.

    O Ministério da Justiça, por meio do Depen, integra o grupo de trabalho que foi instituído na época para discutir medidas de melhoria da infra-estrutura e da administração prisional. Também compõem o grupo o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, o Poder Judiciário, as Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, de Saúde, de Educação, entre outros órgãos. "O grupo foi criado a partir de uma pactuação entre o governo federal e o governo do Maranhão. Entendemos ser primordial dar continuidade a essa parceria", ressalta Valdirene Daufemback.

    Durante a reunião, representantes do governo do Maranhão apresentaram dados sobre o sistema penitenciário local. Segundo autoridades estaduais, houve redução na taxa de homicídios nos estabelecimentos prisionais, bem como o número de rebeliões. As autoridades também mostraram resultados das políticas estaduais de reinserção social de detentos por meio do trabalho e de aplicação de medidas de segurança em pessoas portadoras de deficiência intelectual.

    Ministério da Justiça

    facebook.com/JusticaGovBr

    flickr.com/JusticaGovbr
    www.justiça.gov.br
    imprensa@mj.gov.br



    (61) 2025-3135/ 3315/ 9962

    • Publicações7213
    • Seguidores624112
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/depen-se-reune-com-comite-criado-para-discutir-situacao-de-pedrinhas/227671141

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)