Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Processo de anistia do Comandante Toledo será julgado em SP

    há 14 anos

    Brasília, 22/10/10 - A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça julga, neste sábado (23), o processo do jornalista Joaquim Câmara Ferreira, conhecido como Comandante Toledo, braço direito de Carlos Marighella na Ação Libertadora Nacional (ALN). A atividade acontece a partir das 14h, no Memorial da Resistência, em São Paulo.

    Nesta 46º edição da Caravana, a sessão será presidida pelo vice-presidente da Comissão, Egmar José de Oliveira. O ministro Paulo Vannuchi, da SEDH, também participa desta sessão, bem como as conselheiras Rita Sipahi e Maria Emília Guerra Ferreira.

    Esta caravana é uma parceria do Ministério da Justiça com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), com o Memorial da Resistência de São Paulo, Grupo Tortura Nunca Mais/SP, Fórum dos Ex-presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo, Núcleo de Preservação da Memória Política, entre outros.

    A Caravana, que já percorreu 18 estados, é um projeto de caráter educativo. Busca analisar de forma ampla e democrática os processos de anistiados políticos que foram perseguidos durante a Ditadura Militar.

    Comandante Toledo

    A ALN foi a principal organização de esquerda armada nas décadas de 60 e 70. Toledo foi o comandante político do sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, trocado por 15 prisioneiros políticos, em 1969. Preso em 23 de outubro de 1970 pelo delgado Sérgio Fleury, Toledo foi assassinado, falecendo devido às torturas a que foi submetido. Recentemente, a Câmara de Vereadores paulistana concedeu-lhe o título de cidadão paulistano "in memoriam".

    • Publicações7213
    • Seguidores624111
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/processo-de-anistia-do-comandante-toledo-sera-julgado-em-sp/2431856

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)