Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério da Justiça comemora 10 anos de cursos on-line na segurança pública

    NÃO PUBLICAR AINDA

    há 8 anos

    Brasília, 22/12/15 – O Brasil tem hoje a maior plataforma on-line de educação profissional em segurança pública do mundo, com 648 mil agentes públicos cadastrados em todo o país. Criada em dezembro de 2005 pelo Ministério da Justiça, a Rede Nacional de Educação a Distância para a Segurança Pública (Rede EaD) está comemorando 10 anos.

    "A Rede EaD viabiliza o acesso gratuito à educação continuada, integrada e qualificada para os profissionais de segurança pública, independentemente das limitações geográficas e temporais. Em 10 anos de existência, são mais 130 milhões de horas-aula realizadas via internet. O acesso ao conteúdo é gratuito e ajuda no aperfeiçoamento do serviço prestado à população", afirma o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

    Segundo a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, para 2016 serão oferecidos 74 cursos sobre as mais diversas atividades da segurança pública. "O conteúdo é passado ao participante através de textos e vídeos, além de requerer avaliações objetivas e subjetivas via internet", explica a secretária Regina Miki.

    Há disciplinas específicas para o perito criminal ou o bombeiro militar, como 'Balística Forense Aplicada' e 'Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas', respectivamente. Há também temas mais abrangentes, para os diversos segmentos, como os cursos 'Condutores de Veículos de Emergência' e 'Atendimento às Mulheres em Situação de Violência'.

    Podem ter acesso às aulas policiais civis, policiais militares, policiais federais e rodoviários federais, bombeiros militares, peritos forentes, papiloscopistas, guardas municipais e agentes penitenciários. Basta acessar o site ead.senasp.gov.br nos períodos de inscrição. A solicitação de matrícula será avaliada e, sendo confirmado tratar-se de profissional dentro do público alvo, a inscrição será homologada.

    Novidades

    A Senasp/MJ prepara duas novidades da Rede EAD para 2016: a graduação em tecnólogo em Segurança Pública e o início do processo seletivo para renovação do banco de tutores.

    A nova modalidade de graduação em tecnólogo em Segurança Pública irá proporcionar aos servidores desta área, que ainda não possuem formação superior, a oportunidade de se especializarem numa formação em que eles já atuam. “A graduação e pós têm o propósito de fazer com que todos os operadores de Segurança Pública do país estejam bem qualificados para a execução de um trabalho capacitado e instruído”, ressalta a secretária Regina Miki.

    A Senasp também iniciará o processo seletivo para a renovação do banco de tutores. A iniciativa permite aos servidores uma formação em tutoria dos cursos disponíveis nos ciclos da Rede de Ensino a Distância.

    "Estamos comprometidos em buscar o contínuo desenvolvimento dos cursos disponíveis para os servidores de Segurança Pública. Assim, os servidores que não são tutores (ou professores a distância), terão a chance de se tornarem. O objetivo é estabelecer este processo a cada dois anos para dar mais qualidade ao ensino, pois os selecionados serão profissionais qualificados e dedicados para exercer esta tutoria. A previsão é de que o processo seletivo inicie em fevereiro de 2016", acrescentou.

    Essas novidades foram apresentadas no VII Encontro Nacional dos Tutores Master da Rede EAD Senasp, ocorrido entre os dias 16 e 20 de novembro, em Brasília. Atualmente, a Rede EAD da Senasp possui 57 tutores master, entre municipais, estaduais e federais, além de 3.557 tutores.

    Participação

    Para participar dos cursos, o profissional de segurança pública deve procurar o setor de ensino de sua instituição, para se registrar na Rede, e depois pode ser matricular via internet nos cursos, que são disponibilizados através de ciclos.

    Confira o calendário de cursos 2016:





    • Publicações7213
    • Seguidores624120
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-da-justica-comemora-10-anos-de-cursos-on-line-na-seguranca-publica/273642378

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)