Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério da Justiça discute projetos de prevenção à violência contra a mulher

    Grupo, liderado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, desenvolverá procedimentos operacionais e capacitação de profissionais no Brasil

    há 8 anos

    Brasília, 10/02/16 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) irá desenvolver ações de proteção à mulher vítima de violência de gênero em todo o país. Um grupo de trabalho foi criado nesta quarta-feira (10), através de portaria, para preparar diretrizes e procedimentos operacionais padronizados, além de um projeto pedagógico nacional para capacitar profissionais de policiamento preventivo.

    "Vamos trabalhar, junto aos profissionais dos estados, para a implementação de modalidades de policiamento preventivo voltados à realização de visitas comunitárias e ações de proteção à mulher, a exemplo do que já é feito em algumas cidades. Queremos ampliar e fortalecer essa política de enfrentamento à violência de gênero", afirma a secretária nacional de Segurança Pública, Regina De Luca Miki.

    Ainda de acordo com Regina De Luca, além de subsidiar a criação de documentos normativos e padronizar ações operacionais, a Senasp irá levantar, por meio do grupo, equipamentos necessários para a realização desse trabalho preventivo. "O grupo de trabalho é mais uma ação do Ministério da Justiça para discussão e formulação de políticas, programas e projetos voltados à redução de homicídios", acrescenta a titular da Senasp.

    Confira no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10), a portaria que cria o grupo de trabalho: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&página=39&data=10/02/2016

    Meta - Além de fortalecer o trabalho preventivo das polícias, a Senasp busca também qualificar a investigação de crimes de violência contra mulheres. O objetivo é a redução do feminicídio, definido como a meta para 2016 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

    Participam da iniciativa órgãos que trabalham com a política de prevenção à violência doméstica contra a mulher. "A iniciativa da Enasp reflete a necessidade de aperfeiçoarmos as nossas estatísticas e estamos fazendo esse trabalho através do Sinesp [Sistema Nacional de Informações sobre Segurança Pública], melhorando seus mecanismos de coleta e análise de dados sobre crimes para melhor monitorar o feminicídio. Isso ajudará a aperfeiçoar as políticas sobre o tema", disse a secretária Regina De Luca Miki.

    Ministério da Justiça
    facebook.com/JusticaGovBr
    flickr.com/JusticaGovbr
    Twitter/justicagovbr
    www.justiça.gov.br
    imprensa@mj.gov.br
    (61) 2025-3135/3315/3928





    • Publicações7213
    • Seguidores624118
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-da-justica-discute-projetos-de-prevencao-a-violencia-contra-a-mulher/304260664

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)