Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MJ participa do lançamento do Procon Paulistano

    há 8 anos

    Brasília, 11/02/16 - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) participou, nesta quinta-feira (11), do lançamento do Procon Paulistano. A iniciativa visa preencher uma lacuna no atendimento ao consumidor da capital e será implantada sem gerar custos ao município. O texto do decreto poderá receber contribuições da população durante 30 dias, por meio do site da Secretaria de Negócios Jurídicos .

    O novo órgão irá complementar a atuação das entidades públicas de defesa do consumidor em âmbito nacional - Senacon/MJ – e estadual – Fundação Procon, ligada à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania. Outras capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, já possuem Procons municipais.

    As principais características do Procon Paulistano serão o atendimento por meio digital e o foco na mediação e solução de conflitos entre consumidores e fornecedores de produtos ou serviços. O atendimento digital irá garantir maior eficiência no contato com o consumidor, uma vez que o Procon estadual prioriza o atendimento presencial e por telefone. Em 2015, as solicitações por e-mail corresponderam a apenas 9,72% de todas as demandas atendidas pelo Procon São Paulo. No Rio de Janeiro, por exemplo, onde já existe um órgão municipal de defesa do consumidor, 53,28% dos atendimentos do Procon Carioca foram feitos por e-mail.

    O Procon Paulistano vai aproveitar a estrutura já existente na Procuradoria Geral do Município, sem a criação de novos cargos nem aumento de despesas. As diretorias, incluindo as áreas de Atendimento, Fiscalização, Educação e Pesquisa e de TACs e ACPs serão ocupadas por procuradores de carreira.

    A participação social será garantida pela criação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon Paulistano), composto por representantes do poder público, de entidades de consumidores e fornecedores e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Ministério Público e a Defensoria poderão participar, como observadores, das reuniões.

    Ministério da Justiça

    facebook.com/JusticaGovBr

    flickr.com/JusticaGovbr
    Twitter/justicagovbr


    www.justiça.gov.br

    imprensa@mj.gov.br
    (61) 2025-3135/3315/3928

    • Publicações7213
    • Seguidores624118
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mj-participa-do-lancamento-do-procon-paulistano/304506024

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)