Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MJ participa de debate sobre apuração de crimes contra crianças e adolescentes

    Seminário discute o depoimento de vítimas e testemunhas de violência sexual

    há 8 anos

    Brasília, 18/3/16 - A cidade de São Paulo recebe nesta sexta-feira (18), o I Seminário Nacional sobre o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense com Crianças e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Violência Sexual. A secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina De Luca Miki, discutirá no evento como o novo modelo de ação pode ajudar as polícias do país a humanizarem o atendimento ao público e aperfeiçoarem o enfrentamento a esse tipo de crime.

    A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) participou da elaboração desse Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense e agora quer ajudar na sua divulgação e aplicação em delegacias de polícia. "Esse novo modelo de atendimento e coleta de informações de quem sofreu ou presenciou esse tipo de agressão será apresentado a juízes, promotores, delegados de polícia e defensores públicos da infância e juventude bem como de varas diversas que apuram crimes contra adolescentes e crianças", explica Regina.

    "Por parte da segurança pública, nosso foco é tornar menos doloroso e traumático o depoimento, através de capacitação de policiais com técnicas que minimizem a exposição da vítima e da testemunha desde o primeiro contato com o Estado", reforça a secretária Regina. "O objetivo principal é impedir a revitimização, possibilitando que a pessoa seja ouvida dentro do estritamente necessário, minimizando seu sofrimento e tornando o inquérito policial, a denúncia e o processo judicial mais eficazes", resumiu a titular da Senasp.

    O Seminário Nacional é organizado pelo Instituto WCF Brasil e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo. Além do Ministério da Justiça, o evento deverá contar com representantes do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Conselho Nacional de Justiça; Conselho Nacional do Ministério Público; Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais e órgãos ligados à magistratura.

    • Publicações7213
    • Seguidores624109
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mj-participa-de-debate-sobre-apuracao-de-crimes-contra-criancas-e-adolescentes/315644372

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)