Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sistema do governo federal emitiu mais de 33 mil boletins de ocorrências eletrônicos

    há 8 anos

    Brasília, 23/05/16 - O Sistema de Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico (PPE), desenvolvido pelo governo federal e que integra a plataforma do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas (Sinesp) registrou desde dezembro de 2014, quando foi lançado, mais de 33 mil boletins de ocorrências, emitidos pelas delegacias de Roraima, estado que desenvolveu um projeto-piloto na implantação do sistema. A iniciativa conta com recursos inovadores, proporcionando celeridade e modernização no trabalho executado pela Polícia Civil.

    Estados e municípios interessados em implantar o sistema, disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Justiça e Cidadania, devem fazer a solicitação junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), firmando um acordo de cooperação técnica. Uma equipe do governo federal é enviada ao local para uma visita técnica. Não há nenhum ônus para o estado na implantação nem na manutenção. O ente federado só precisa ter comunicação de dados para operacionalização do sistema.

    De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública da Senasp, Rogério Carneiro, a ferramenta traz diversas vantagens. “Atualmente, cada unidade federativa possui seu sistema de registros, que muitas vezes não são padronizados, dificultando a integração das informações. Outro grande problema que as Polícias Civis de todo o país enfrentam é o alto custo dos sistemas informatizados utilizados para os registros. O custeio de ferramentas privadas dificulta a atualização dessas soluções”, explica.

    O Sistema de Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico auxilia na eficiência das instituições, pois permite aos gestores identificarem, de maneira exata, quem está cometendo crimes e em que local, horários e dias da semana em que eles acontecem. “Isso provoca um direcionamento eficaz das políticas de segurança pública. Com o sistema, é possível fazer um registro mais rápido e completo que outras soluções de mercado. Durante o cadastro dos envolvidos, seja autor, vítima ou testemunha, por exemplo, é possível consultar se eles possuem mandado de prisão”, ressalta o diretor.

    O Boletim de Ocorrências é o primeiro módulo a ser disponibilizado pelo PPE, que em breve colocará em funcionamento outros procedimentos de polícia judiciária, tais como termo circunstanciado, auto de prisão em flagrante e inquérito policial. Dentre outras inovações previstas no sistema está a entrega de intimações por meio dos Correios, de forma totalmente integrada. Com essa funcionalidade, as polícias civis que utilizarem o sistema poderão otimizar o uso de seus recursos humanos, uma vez que atualmente o trabalho de entrega de intimações requer, em média, dois policiais.

    Ministério da Justiça

    facebook.com/JusticaGovBr

    flickr.com/JusticaGovbr

    www.justiça.gov.br

    imprensa@mj.gov.br
    (61) 2025-3135/3315

    • Publicações7213
    • Seguidores624117
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sistema-do-governo-federal-emitiu-mais-de-33-mil-boletins-de-ocorrencias-eletronicos/341116956

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)