Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Moraes abre Fórum de Enfrentamento a Roubos a Bancos

    há 8 anos

    Brasília, 6/6/16 – O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, participou, nesta segunda-feira (6), em Brasília (DF), da abertura do 4º Fórum Nacional de Enfrentamento a Roubos a Bancos. O encontro é promovido pelo Ministério da Justiça e Cidadania (MJ), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O Fórum, que segue até o dia 9/6, tem o objetivo de definir estratégias de ações conjuntas de prevenção e repressão a esse tipo de crime.

    Participam do Fórum mais de 100 policiais civis, federais e rodoviários federais, além de representantes de instituições bancárias públicas e privadas. Durante quatro dias, serão apresentadas boas práticas na segurança bancária e discutidas questões como a integração dos órgãos policiais no combate às ações de roubos a bancos, o papel das instituições policiais no combate ao tráfico de armas e investigação de explosões a caixas eletrônicos.

    Moraes disse que a parceria entre órgãos públicos e privados é imprescindível para combater a criminalidade organizada. No início de 2015, enquanto era secretário de Segurança Pública de São Paulo, ele participou do 1º Fórum estadual sobre o mesmo tema. As discussões envolveram Exército Brasileiro, Febrabam, entre outros parceiros. O resultado das ações foi uma diminuição de 65% no número de roubos com explosivos e 35% na quantidade de assaltos a banco ao longo do ano.

    “É importantíssima a parceria e a troca de informações, assim como é importante analisar as necessidades conjuntas para que possamos melhorar o combate a esse tipo de crime. Esse Fórum terá esse objetivo e com certeza alcançaremos bons resultados”, avaliou Moraes.

    O 4º Fórum Nacional irá realizar mesa redonda sobre perícia criminal e serão formados grupos de trabalho para debater soluções de segurança para bancos e plano de segurança orgânica nas instituições; padronização de procedimentos investigativos e tecnologia no âmbito policial; difusão de informações e integração da segurança pública no enfrentamento a roubos a bancos e repressão à lavagem de dinheiro.

    Ao final dos trabalhos, serão definidos os membros do Comitê Técnico responsável por elaborar o Guia Nacional de Procedimentos Padrões para o Enfrentamento a Roubos a Banco.

    Instituído por meio da Portaria 61/2016 do MJ, publicada em maio, o comitê tem a atribuição de realizar estudo sobre doutrina, métodos e técnicas de investigação e repressão a crimes contra instituições bancárias, além de sistematizar as ações, levando-se em consideração a legislação vigente e os procedimentos técnicos adotados pelas polícias no combate ao problema.

    Dados da Febraban mostram que houve uma redução nos índices de assalto a bancos no Brasil. Em 2000, foram registrados 1.903 crimes desta categoria, enquanto no ano passado esse número caiu para 394.

    Um dos motivos dessa diminuição foram as ações articuladoras desenvolvidas pela Senasp, que tem incentivado, ao longo dos últimos anos, maior integração entre as unidades especializadas em investigações de roubo a banco de todos os estados e Distrito Federal. Com informações compartilhadas em tempo real, a atuação policial resulta em maior eficiência no enfrentamento a este tipo de crime.

    Ministério da Justiça e Cidadania
    facebook.com/JusticaGovBr
    flickr.com/JusticaGovbr
    www.justiça.gov.br
    imprensa@mj.gov.br
    (61) 2025-3135/3315




    • Publicações7213
    • Seguidores624126
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/moraes-abre-forum-de-enfrentamento-a-roubos-a-bancos/346318503

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)