Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    "Legado das Paralimpíadas será mudança cultura no país", diz secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência

    há 8 anos

    Legado das Paralimpíadas será mudança cultura no país, diz secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência

    Rio de Janeiro, 8/9/16 – Mais de quatro mil atletas com deficiência de 159 países começam a disputar os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, abertos oficialmente nesta quarta-feira (7). O público lotou as arquibancadas do Maracanã para ver a cerimônia de abertura, que contou com a presença de diversas autoridades brasileiras e internacionais. O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e a secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MJC, Rosinha da Adefal, estavam entre os representantes do governo federal na solenidade.

    As Paralimpíadas acontecem até o dia 18 de setembro. Segundo a secretária Rosinha da Adefal, o principal legado do evento não será somente a construção de espaços com acessibilidade, mas uma mudança cultural da sociedade brasileira, que passará a compreender melhor a importância da promoção dos direitos da pessoa com deficiência.

    "O verdadeiro legado que as Paralimpíadas vão deixar é uma mudança cultural no país. Os jogos têm que trazer uma mudança de atitude em relação à pessoa com deficiência. É preciso respeitar as diferenças e promover a igualdade para que possamos garantir a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade", disse.

    A secretária defende também o esporte como instrumento fundamental para inclusão social dessa parcela da população. "O esporte é o melhor caminho para acontecer a inclusão. Se hoje estou aqui, trabalhando para a construção de políticas para a pessoa com deficiência, é porque um dia tive a oportunidade de ser atleta”, afirmou Rosinha ao lembrar do período em que participou de competições de natação para pessoas com deficiência.

    Neste ano, a delegação brasileira será a maior da história, com 285 atletas (185 homens e 100 mulheres) em 23 modalidades. A expectativa é que o Brasil supere o desempenho das Paralimpíadas de Londres, quando os atletas brasileiros subiram ao pódio 43 vezes, conquistando 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze.

    • Publicações7213
    • Seguidores624111
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/legado-das-paralimpiadas-sera-mudanca-cultura-no-pais-diz-secretaria-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia/381890169

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)