Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Unidade da Rede-LAB será instalada no Tribunal Superior do Trabalho

    Ministério da Justiça e Cidadania e Tribunal Superior do Trabalho assinam acordo de cooperação técnica para adesão à Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro

    há 7 anos

    Brasília, 27/10/2016 - Acordo de cooperação entre o Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) vai viabilizar a instalação de um Laboratório de Tecnologia, LAB-CSJT, no Tribunal. O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes e o presidente do CSJT, ministro Ives Gandra, assinaram o acordo durante cerimônia realizada no Conselho na tarde desta quarta-feira (26).

    O objetivo do novo Laboratório é melhorar as condições da Justiça do Trabalho na pesquisa e a identificação de patrimônio a fim de garantir a execução das sentenças trabalhistas. A cooperação trará também melhorias nas condições para elaboração de técnicas de pesquisa, investigação e avaliação de dados, bem como sobre mecanismos e procedimentos de prevenção, obstrução, detecção e de neutralização de fraudes à execução. Tais atividades importam na análise de grandes volumes de dados, vindo ao encontro das técnicas, melhores práticas e metodologia desenvolvidas de forma colaborativa e disseminadas entre as unidades que compõem a Rede-Lab.

    Com o acordo, o Laboratório de Tecnologia do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (LAB-CSJT) passa a fazer parte da Rede-Lab, assim como outras unidades de órgãos federais que compõem a Rede. Entre os órgãos que já fazem parte da rede estão o LAB-Contas do Tribunal de Contas da União (TCU), LABRA da Procuradoria Geral da União (PGU), LAB Grandes Devedores da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e os LAB-Carteis do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O instrumento prevê cooperação técnica e profissional entre os órgãos participantes da Rede, mediante o compartilhamento de metodologias, tecnologias e a colaboração em capacitação e treinamentos de servidores.

    Histórico da Rede-LAB

    A Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB) é o conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil. Criada em 2009, sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados. A ideia do laboratório surgiu da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), em 2006. O primeiro LAB-LD foi instalado no DRCI/SNJC, em 2007, órgão gestor da Rede-LAB que, a partir de agora, conta com 57 unidades, sendo 39 em operação e outras 18 em instalação.

    • Publicações7213
    • Seguidores624112
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unidade-da-rede-lab-sera-instalada-no-tribunal-superior-do-trabalho/399435255

    Informações relacionadas

    Petição - TJMG - Ação Inclusão Indevida em Cadastro de Inadimplentes - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Banco Mercantil do Brasil e Betacrux Securitizadora

    Ministério da Justiça
    Notíciashá 7 anos

    Rede-LAB realiza capacitação em parceria com a Escola Superior do MPDFT

    Ministério da Justiça
    Notíciashá 7 anos

    Rede-LAB conclui 13º Curso de Análise LAB-LD

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)