Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Empresas notificadas fazem recall dos leites Italac, MuMu e Líder

há 11 anos

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que três indústrias de laticínios protocolaram campanhas de chamamento para recolhimento de leites: a Goiasminas Indústria de Laticínios LTDA, protocolou o recall do Leite Italac Integral e Desnatado; a Vonpar Alimentos S/A recolherá o Leite UHT Integral MuMu; e a Líder Alimentos do Brasil S/A fará recall do Leite UHT Desnatado Líder.

As empresas foram notificadas pelo Ministério da Justiça, no dia 8 de maio, para prestarem esclarecimentos sobre o envolvimento na operação Leite Compen$ado, que apontou adição de uma substância semelhante à uréia e que possui formoldeído em sua composição. Conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a substância pode oferecer risco à saúde e, portanto, seu consumo deve ser evitado.

As empresas tiveram o prazo de 10 dias, a partir do recebimento da notificação, para apresentar a documentação técnica e laboratorial pertinente ou, de forma imediata, o recall dos produtos envolvidos, nos termos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O CDC determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Italac - De acordo com a empresa Goiasminas, a campanha abrange 774.000 (setecentos e setenta e quatro mil) unidades do produto Italac Integral e Desnatado, com numeração de lote compreendida entre os intervalos L 05 KM3 e L 23 KM1, fabricados entre 30 de outubro de 2012 e 09 de novembro de 2012 e válidos até 08 de abril de 2013. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve adulteração nos leites, cometida pelos transportadores no Rio Grande do Sul, por adição de água e ureia (composta por pequena quantidade de formaldeído) no leite cru antes de ser industrializado.

MuMu - A empresa Vonpar Alimentos informa que a campanha abrange 147.332 (cento e quarenta e sete mil, trezentos e trinta e duas) unidades do produto, com numeração de lote 3ARC, 1AJL e 1CPF, fabricadas nos dias 18 de janeiro; 19 e 20 de fevereiro de 2013, respectivamente. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve a adição de ureia nos leites.

Líder - A campanha da Líder Alimentos do Brasil abrange o lote TAP1MB, fabricado em 17 de dezembro de 2012. Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a empresa informou que houve a adição de ureia nos leites.

Mais informações podem ser obtidas junto às empresas, por meio das centrais de atendimento:

Italac - telefone 0800 629 988, ou pelo e-mail sac@italac.com.br .

Líder - telefone 0800 724 4100, ou pelo e-mail sac@lideralimentos.com.br .

MuMu - telefone 0800 517 542, ou pelo site www.vonparalimentos.com.br

  • Publicações7213
  • Seguidores624110
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1014
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-notificadas-fazem-recall-dos-leites-italac-mumu-e-lider/100541525

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)