Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MJ inaugura penitenciária federal em Mossoró

    há 15 anos

    Brasília, 02/07/09 - Mais uma etapa para a consolidação do Sistema Penitenciário Federal (SPF) será concluída nesta sexta-feira (03) com a inauguração da quarta unidade prisional de segurança máxima em Mossoró (RN) - cidade a 277 km de Natal. A solenidade, às 10h, contará com a presença do diretor do departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, Airton Michels, e do diretor do SPF, Wilson Salles Damazio.

    A construção de cinco estabelecimentos penais federais foi a opção encontrada pelo Ministério da Justiça para isolar criminosos de alta periculosidade e evitar que eles continuem atuando e cooptando outros presos. Com essa iniciativa, o Ministério cumpre mais uma determinação da Lei de Execução Penal de 1984.

    Em funcionamento desde 2006, as penitenciárias federais de Catanduvas (PR) e de Campo Grande (MS) abrigam atualmente 275 presos de diversos estados. Para transferir um detendo do sistema penitenciário estadual para o federal, as autoridades estaduais devem pedir autorização à Justiça. Em junho, foi inaugurada a penitenciária federal de Porto Velho que já conta com 39 detentos.

    Toda infra-estrutura das unidades federais foi pensada para que rebeliões, tentativas de fuga e de resgate fossem integralmente descartadas. São 12,7 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 208 presos em celas individuais, divididas em quatro alas. A penitenciária também possui 12 celas de isolamento para presos que cumprem o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

    Para Wilson Damazio, a construção das unidades federais é importante também para a segurança das cidades que abrigam os presídios. "A chegada de uma penitenciária federal muda para melhor a segurança da população. A tranqüilidade será preservada e a sociedade não precisará se preocupar, pois tudo continuará funcionamento bem".

    Equipamentos de segurança de última geração, como aparelhos de Raio-X, de coleta de impressão digital e detectores de metais, são alguns dos instrumentos para garantir que a segurança seja feita de maneira eficiente.

    O presídio será monitorado 24 horas por dia por cerca de 200 câmeras de vídeo que enviam imagens em tempo real para duas centrais de monitoramento. - na própria unidade e na central de inteligência penitenciária do Depen, em Brasília

    A quinta e última penitenciária federal começa a ser construída ainda este ano, em Brasília (DF). Ao todo, serão investidos mais de R$ 150 milhões nesse projeto.

    • Publicações7213
    • Seguidores624134
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações312
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mj-inaugura-penitenciaria-federal-em-mossoro/1489771

    Informações relacionadas

    Procuradoria Geral da República
    Notíciashá 13 anos

    MPF/RN: Fernandinho Beira-Mar não deve permanecer no Presídio Federal de Mossoró

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)