Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Municípios paulistas terão acesso à Rede Infoseg

    há 14 anos

    Brasília 23/06/2010 (MJ) - Representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, estarão em Campinas nesta quinta-feira (24) para treinar secretários e gestores de municípios de São Paulo na utilização da Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização (Rede Infoseg)

    O coordenador-geral da Infoseg, Reinaldo Las Cazas, e a coordenadora-geral das Ações de Prevenção em Segurança Pública da Senasp, Cristina Gross Villanova, participarão de reunião, a partir de 10h, na Base Central da Guarda Municipal de Campinas (Avenida Dr. Moraes Sales, esquina com a rua José Paulino).

    Com dados uniformizados, a Infoseg tem ganhado destaque por conta da agilidade, segurança e facilidade com o manuseio das informações e, agora, passará a contribuir no aprimoramento das políticas públicas de enfrentamento a violência em âmbito municipal.

    De acordo com Cristina Villanova, a capacitação deverá durar o dia inteiro e servirá também para tirar dúvidas que apareceram com o uso do sistema. "Na reunião do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, secretários e gestores municipais de São Paulo ressaltaram a importância da Rede Infoseg no desempenho das atividades realizadas pelas guardas municipais. Considerando que o acesso à Rede Infoseg é novidade para a maioria dos municípios é importante esta capacitação inicial para que o sistema seja bem aproveitado nos municípios", explicou a coordenadora.

    A discussão técnica contemplará municípios paulistas que já encaminharam ao Ministério da Justiça algum tipo de solicitação ou firmaram acordo de cooperação para acesso à Rede Infoseg.

    A possibilidade de participação dos municípios na Rede Infoseg, dentro do contexto de atuação dos municípios na prevenção da Segurança Pública fomentado pelo Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), foi viabilizada pela regulamentação da Rede em 2007, por meio de convênio entre as prefeituras e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

    Saiba mais sobre o Infoseg

    A Rede Infoseg permite a integração das bases de dados dos órgãos de segurança pública, justiça e fiscalização nas esferas federal, estadual e municipal de forma rápida e confiável. Os usuários têm acesso às informações nacionais de veículos (Renavan) e condutores (CNH), armas, CPF, CNPJ, processos e inquéritos, entre outras.

    Um policial que deteve um suspeito no Amazonas, por exemplo, consegue por meio do Infoseg saber se o indivíduo possui um mandado de prisão em aberto em outro estado ou se tem armas registradas.

    Em funcionamento desde 2004, o Infoseg já tem mais de 100 mil usuários em todo o país, que fazem cerca de 40 milhões de consultas no primeiro semestre deste ano.

    • Publicações7213
    • Seguidores624110
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipios-paulistas-terao-acesso-a-rede-infoseg/2250568

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)