Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cardozo visita Arquivo Nacional

    há 13 anos

    Brasília, 12/01/2011 (MJ) O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, realizou, na tarde desta quarta-feira (12), sua primeira visita à sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. A instituição deve ser transferida à estrutura do MJ.

    Com agenda que contemplava visita às instalações do prédio - antiga sede da Casa da Moeda, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) -, e reunião com a direção do Arquivo, Cardozo foi recebido pelo diretor geral, Jaime Antunes da Silva, pela diretora geral substituta, Maria Isabel de Oliveira, e vários servidores do órgão. Participaram da visita o chefe de gabinete do ministro da Justiça, Flavio Crocce Caetano, o secretário de Assuntos Legislativos do MJ, Marivaldo de Castro Pereira, o presidente da Funai, Marcio Meira, e o assessor especial do ministro, Ivan Neves.

    Antes de iniciar a visita, o ministro fez questão de saldar e dizer algumas palavras aos servidores da Instituição, que o aguardavam nos jardins da sede.

    Estou aqui para conhecer as propostas de vocês e dizer do meu respeito e admiração pelo Arquivo Nacional e pelo trabalho que aqui é realizado, afirmou o ministro, que frisou seu desejo de dialogar com os servidores sobre suas reivindicações.

    Na reunião, Jaime Antunes fez uma explanação sobre a atual situação do Arquivo Nacional e aproveitou para apresentar os projetos em andamento e pleitos da direção do órgão.

    Em termos administrativos, estamos em negociação com o Ministério do Planejamento para implantação de um plano de carreira, pleito desde 1993, tendo em vista que a composição da remuneração dos servidores está baseada em gratificações temporárias, observou Antunes.

    Além desse pleito, o diretor falou sobre a construção do prédio inteligente, em Brasília, para o recolhimento da documentação de todos os ministérios, tanto em papel como em formato digital.

    Durante a reunião, o diretor geral também entregou ao ministro um documento com o relato de todas as atividades do Arquivo Nacional e sua estrutura.

    Entusiasmado com a vinda da unidade para o Ministério da Justiça, o ministro pediu ao diretor do Arquivo que reserve uma sala no prédio para que ele possa usar quando estiver no Rio de Janeiro. Para mim, isto é simbólico. Quero despachar no Arquivo Nacional quando vier ao Rio para que todos aqui entendam a importância desse órgão para o Ministério da Justiça, disse.

    O ministro também acertou com a direção do Arquivo um grupo de trabalho dentro do MJ para discutir os pleitos registrados nesta reunião. Designou o assessor especial, Ivan Neves, empossado nesta quarta-feira, como coordenador do grupo.

    Após a reunião com a direção da instituição, o ministro e sua comitiva se reuniram também com servidores do Arquivo Nacional e com representantes da associação dos arquivistas do Rio de Janeiro.

    Saiba mais sobre o Arquivo Nacional.

    • Publicações7213
    • Seguidores624118
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cardozo-visita-arquivo-nacional/2531989

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)