Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sete casos julgados em sessão histórica da Caravana da Anistia no RJ

    há 13 anos

    Rio de Janeiro - 30/04/2011 (MJ) - A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça está completando dez anos. Os três últimos marcados pela caravana itinerante que já percorreu todas as regiões do país e que teve a sua primeira edição no mesmo local onde sete casos foram julgados neste sábado (30/04), no Rio de Janeiro: a sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

    "Foi aqui que começamos a nossa caminhada e fizemos o gesto de retirar das paredes de mármore do Ministério da Justiça o julgamento e as apreciações das histórias de vida dos brasileiros que enfrentaram a ditadura", lembrou o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

    O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também participou da cerimônia de abertura e, em nome do Estado brasileiro, rendeu homenagens a todos os ex-presos políticos ali presentes. "É a minha obrigação, como ministro da Justiça deste país, pedir desculpas aos que foram perseguidos por acreditarem na democracia. Cabe a mim fazer isso", disse emocionado.

    Cardozo assinou e entregou nas mãos do Brigadeiro Rui Moreira Lima, um dos pilotos da ofensiva brasileira na Segunda Guerra, o pedido oficial de desculpas do Estado. Aos 92 anos, Rui Moreira foi o grande homenageado da tarde. Com trajes da Força Aérea e acompanhado da esposa Júlia Moreira Lima, ele foi recebido com gritos de guerra e posição de sentido pela platéia que acompanhava a sessão..

    Rogério Medeiros, Sérgio Bizzi, Fanny Tabak, Carlos Augusto Rodrigues, Rosa Maria de Souza e o diplomata Arnaldo Vieira de Mello, já falecido, também foram anistiados no julgamento deste sábado. Apenas o caso de Mauro Moraes, que integrou o Exército Brasileiro e informou ter sido excluído do serviço ativo por motivação política, foi votado como indeferido pelos conselheiros.

    A sessão também foi marcada por reencontros: as amigas Maria Cristina e Ana Miranda, presas durante o Regime Militar, não se viam desde 1971, quando dividiram a mesma cela. "Estou muito emocionada, nunca achei que fossemos nos encontrar novamente", comemorou Cristina durante a Caravana histórica do Rio de Janeiro.

    Veja a galeria de fotos

    • Publicações7213
    • Seguidores624111
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sete-casos-julgados-em-sessao-historica-da-caravana-da-anistia-no-rj/2667325

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)