Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo Federal institui Política Nacional de Repressão ao Furto de Roubo de Veículos e Cargas

    A medida assinada por quatro ministros de Estado disciplina a implantação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas.

    há 8 anos

    Brasília, 23/12/2015 – A presidente da República, Dilma Rousseff, assinou o Decreto Nº 8.614, de 22 de dezembro de 2015 que institui a Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. A medida, publicada hoje no Diário Oficial da União e assinada por quatro ministros de Estado, disciplina a implantação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas.

    A medida reforça as ações implantadas ao longo dos últimos anos pelo Ministério da Justiça, dentre as quais o Sistema Alerta que divulga, imediatamente após o registro, informações de ocorrências de furto/roubo de veículos nas últimas 72 horas para órgãos policiais. Outra iniciativa, a criação do aplicativo para celulares Sinesp Cidadão ajudou a recuperar 168 mil veículos roubados ou furtados, no período entre dezembro de 2013 e agosto de 2015 (20 meses) em todo o Brasil.

    De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o decreto é importante para dar uma orientação de integração a todos os órgãos públicos da área de trânsito, segurança pública e fazendários no combate ao roubo de cargas. “Esse decreto representa um salto na linha daquilo que nós queremos que é enfrentar com coragem e com vigor o roubo de cargas que é uma realidade que vem atormentando o Brasil nos últimos anos”, afirmou o ministro da Justiça.

    Clique e confira áudio do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo

    Das nove ações previstas, seis têm a ver diretamente com o Ministério da Justiça, a quem caberá estabelecer os planos, os programas e as estratégias de ação voltados para a repressão ao furto e roubo de veículos e carga. Dentre outras medidas, também caberá ao ministério promover a capacitação e articular a atuação dos órgãos e das entidades federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal e propor alterações, na legislação penal e de trânsito, com vistas à redução dos índices de furto e roubo de veículos e cargas.

    No ano passado, de acordo com os dados do Denatran, o país registrou, pela primeira vez, mais recuperações do que roubos e furtos de veículos.

    Ministério da Justiça

    facebook.com/JusticaGovBr

    flickr.com/JusticaGovbr
    Twitter/justicagovbr


    www.justiça.gov.br

    imprensa@mj.gov.br
    (61) 2025-3135/3315/3928


    • Publicações7213
    • Seguidores624117
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-federal-institui-politica-nacional-de-repressao-ao-furto-de-roubo-de-veiculos-e-cargas/274902700

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)