Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Evento lembrará uso de hospital para torturar durante a ditadura

    Promovido pela Clínica do Testemunho do Rio de Janeiro, sessão de Testemunho da Verdade sobre Hospital Central do Exército será na quinta-feira

    há 9 anos

    Brasília, 28/07/2015 – A Comissão da Verdade e o Projeto Clínicas do Testemunho do Rio de Janeiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realizam nesta quinta-feira, dia 30 de julho de 2015, uma sessão de testemunho da verdade sobre o Hospital Central do Exército – HCE.

    Com depoimentos de presos políticos que estiveram internados e sofreram torturas no hospital e são hoje atendidos no âmbito do Projeto Clínicas do Testemunho, o evento será a partir das 10 horas no auditório da sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro – situada na Avenida Marechal Câmara, 210, no Castelo.

    Na ocasião, representantes do Grupo de Trabalho "Justiça de Transição" da Procuradoria da República também apresentarão suas investigações quanto ao caso Raul Amaro, torturado e morto no Hospital Central do Exército.

    Haverá ainda uma homenagem póstuma a Estrella D´Alva Bohadana, militante política falecida em maio. Presa em 1970, aos 19 anos, Estrella passou pelo Batalhão de Infantaria de Barra Mansa e pelo Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna – DOI/CODI, onde foi torturada e depois encaminhada ao HCE.

    Clínicas – Lançado em 2012, o projeto Clínicas do Testemunho é executado por parceiras com a sociedade civil e tem o objetivo de implantar núcleos de apoio e atenção psicológica aos afetados pela violência de Estado entre 1946 e 1988. “O projeto surge da constatação de que os reflexos dessa violência se perpetuam no psíquico das vítimas, o que torna necessário um atendimento clínico que promova a reparação plena”, explica o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

    Na quinta-feira, 25 de junho, foi publicada a II Chamada Pública das Clínicas do Testemunho. Com previsão de aceitar propostas até o dia 10 de agosto desse ano, a chamada pode ser conferida no link: http://goo.gl/9tV7Li ou pelo e-mail parcerias.anistia@mj.gov.br.

    Comissão – Criada em 2001 para reparar violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, a Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Justiça e composta por 25 conselheiros, a maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários. Até janeiro de 2015, a Comissão havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

    Serviço: Sessão de Testemunho da Verdade sobre o HCE

    Quando: Quinta-feira, dia 30 de julho, às 10h.

    Onde: Auditório da CAARJ - Secional do Rio de Janeiro da OAB.

    Endereço: Avenida Marechal Câmara, 210, Castelo, Rio de Janeiro.

    Ministério da Justiça

    Curta facebook.com/JusticaGovBr

    www.justiça.gov.br

    imprensa@mj.gov.br

    (61) 2025-3135/3315

    • Publicações7213
    • Seguidores624111
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/evento-lembrara-uso-de-hospital-para-torturar-durante-a-ditadura/301277800

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)