Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Arquivo Nacional divulga base de dados sobre imigrantes que desembarcaram no RJ

    Documentos trazem a relação de 1,3 milhão de passageiros que desembarcaram no porto do Rio de Janeiro entre 1875 e 1910

    há 7 anos

    Rio de Janeiro, 25/4/17 – O Arquivo Nacional lança, nesta quarta-feira (26), a base de dados “Entrada de Estrangeiros no Brasil: As relações de passageiros desembarcados no porto do Rio de Janeiro”. Os arquivos contêm um milhão e trezentos mil nomes de estrangeiros que entraram no país durante o período de 1875 a 1910.

    A base de dados, idealizada e coordenada pela professora Ismênia de Lima Martins, da Universidade Federal Fluminense, tem como objetivo facilitar o acesso aos dados contidos nas listas de passageiros desembarcados no porto do Rio de Janeiro. Os documentos recompõem a trajetória dos imigrantes no país, possibilitando aos brasileiros conhecerem suas origens e solucionar questões concretas, como direitos de cidadania e propriedade, com acesso rápido e fácil à documentação.

    O evento de lançamento do projeto terá palestras dos professores Ana Silvia Scott, da UNICAMP, especialista em movimentos populacionais; Fernando de Souza, do CEPESE (Portugal), especialista em mobilidades geográficas; além da professora Ismênia, especialista em História do Brasil.

    Um vídeo sobre a imigração para o Brasil também será exibido. A obra foi produzida com acervo do Arquivo Nacional e conta com depoimentos de imigrantes e descendentes que escolheram o país como pátria. Alguns personagens do filme estarão presentes no evento.

    Serviço:
    Lançamento da base de dados “Entrada de Estrangeiros no Brasil: As relações de passageiros desembarcados no porto do Rio de Janeiro
    Data: 26/4/17
    Local: Arquivo Nacional – Rio de Janeiro
    Horário: Das 14h às 18h



    • Publicações7213
    • Seguidores624109
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações133
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arquivo-nacional-divulga-base-de-dados-sobre-imigrantes-que-desembarcaram-no-rj/451488008

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)