Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reivindicações dos indígenas Munduruku e Kaiabi são atendidas

    Comitiva da Funai viajou a Jacareacanga, no Pará, onde se reuniu com aproximadamente 180 lideranças indígenas

    há 7 anos

    Brasília, 21/7/17 – O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, classificou como satisfatória a viagem que fez junto com uma comitiva de servidores da instituição, Ministério Público Federal e representantes da Usina de São Manoel à Jacareacanga, no Pará, onde se reuniu com aproximadamente 180 lideranças do povo Munduruku. A reunião, que aconteceu nessa quarta-feira (19), durou mais de oito horas, e após serem ouvidos e terem suas mais de 20 reivindicações respondidas, os indígenas, que ocupavam o canteiro de obras do empreendimento desde o dia 15 de julho, retornaram para suas aldeias.

    Um dos principais pedidos dos Munduruku era a retirada das urnas funerárias de seus antepassados do local. O empreendimento havia retirado os despojos durante a alagação da usina e colocado em um memorial em Alta Floresta, sem o consentimento dos indígenas. Durante a reunião, representantes da empresa responsável levaram os Munduruku ate o local em que as urnas estavam enterradas, onde eles fizeram uma cerimônia para acalmar os espíritos dos seus antepassados.

    "Naturalmente, essas questões foram apresentadas para o representante da usina Teles Pires, onde houve a alagação. O representante da empresa se comprometeu em atender a todas as reivindicações, ficando acordado que o pajé da tribo designará um local sagrado, em que os brancos não tenham acesso, para onde os corpos serão levados", informou o presidente da Funai.

    Fortalecimento da Funai

    Os Munduruku reivindicaram também a necessidade de melhorias nas Coordenações Técnicas Locais (CTL) de Jacareacanga e de Itaituba, subordinadas à Coordenação Regional Tapajós. Segundo os Munduruku, os indígenas da região, principalmente os idosos, enfrentam dificuldades para o deslocamento do rio à Itaituba. Além disso, eles pediram a manutenção de viaturas para poderem chegar às CTL's. "Nós iremos providenciar uma embarcação, um motor de popa e os reparos necessários às viaturas para que se possa fazer esse transporte", garantiu Franklimberg.

    Povo Kaiabi

    Na quinta-feira (20), Flanklimberg se reuniu com lideranças Kaiabi, na aldeia Kururuzinho. Os indígenas reivindicaram o processo de registro da Terra Indígena Kaiabi, que se encontra no Supremo Tribunal Federal, e a reforma da CTL de Alta Floresta.

    "Já mandamos na semana passada uma nota de crédito para que a CTL seja reformada. Além disso, mandaremos recursos para a pintura da escola e do salão de reuniões da aldeia. É muito importante atendermos a Funai na ponta da linha", ressaltou o presidente.

    Ascom Funai

    • Publicações7213
    • Seguidores624117
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reivindicacoes-dos-indigenas-munduruku-e-kaiabi-sao-atendidas/480215548

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)